quinta-feira, 18 de outubro de 2012


                 
Meu primeiro livro... Um encontro tardio porém prazeroso.

               Esta atividade foi realizada com a turma do EJA Médio C, do anexo do EREMCS, onde observou-se a necessidade de uma "apresentação"  ALUNO X LEITURA, uma vez que, 90% da turma nunca havia lido um livro até a presente data e assim  melhorar a formação de um cidadão  crítico e consciente, 

                     "Ler e escrever é uma exigência sociocultural básica para viver nas sociedades modernas. Há, contudo, uma importante diferença entre saber ler e a prática efetiva da leitura: se o aprendizado da leitura atende a necessidades pragmáticas, como deslocar-se de um ponto a outro no espaço das cidades, trocar correspondências, fazer compras e realizar outras tarefas cotidianas, é a prática da leitura que possibilita aos indivíduos participar de maneira ativa da vida em sociedade."

                                                                                                      (PROLER)

Disciplinas envolvidas. ( Língua Portuguesa e  Artes)

Professora responsável: Leidyane Souza

- Conteúdos específicos – Leitura e Produção textual.

- Objetivos 
  •  Despertar nos discentes o prazer pela leitura.
  • Conscientizar pela importância de tornarem cidadãos atualizados e críticos.
  • Trocar opiniões sobre as leituras.
  •  Analisar criticamente um texto.

 - Intenção do projeto
  •  O projeto possui a intenção de incentivar a leitura de livros  de diferentes gêneros entre os alunos.


- Desenvolvimento da atividade - 
1º Observando o não hábito da leitura, resolvi fazer rodas de leitura com pequenos contos e anedotas para ir estimulando o gosto de ler.
2º Em seguida, foram aumentados os tamanhos dos textos, estimulando a leitura  silenciosa  seguida pela leitura em voz alta .    
3º O passo seguinte foi a entrega de um livro para cada aluno com conteúdos que eles se identificassem,   para que não houvesse desestímulo no decorrer da leitura.
4º Os alunos produziram resumos escritos dos títulos lidos.
5º Após a escrita dos resumos , foi proposta uma atividade na disciplina de Artes onde o aluno teria que produzir um cartaz com quatro imagens que ajudasse aos seus amigos de sala a compreender melhor a história 
( resumo) do livro que teriam que apresentar.
6º A culminância do Projeto se deu numa Roda de Leitura, onde os alunos apresentaram seus resumos e cartazes. Nesta atividade, além de poderem opinar sobre os outros resumos apresentados  ainda repassaram os livros aos amigos de sala para novas leituras.

Avaliação.
Os alunos foram avaliados continuamente, recebendo pontuações específicas para cada etapa da atividade.

Duração da atividade
2 meses




Nenhum comentário:

Postar um comentário